Então

terça-feira, 3 de março de 2009

Álvares de Azevedo - Fernando Pessoa




Meu sonho


EU



Cavaleiro das armas escuras,
Onde vais pelas trevas impuras
Com a espada sanguenta na mão?
Porque brilham teus olhos ardentes
E gemidos nos lábios frementes
Vertem fogo do teu coração?



Cavaleiro, quem és? o remorso?
Do corcel te debruças no dorso....
E galopas do vale através...
Oh! da estrada acordando as poeiras
Não escutas gritar as caveiras
E morder-te o fantasma nos pés?



Onde vais pelas trevas impuras,
Cavaleiro das armas escuras,
Macilento qual morto na tumba?...
Tu escutas.... Na longa montanha
Um tropel teu galope acompanha?
E um clamor de vingança retumba?



Cavaleiro, quem és? — que mistério,
Quem te força da morte no império
Pela noite assombrada a vagar?



O FANTASMA



Sou o sonho de tua esperança,
Tua febre que nunca descansa,
O delírio que te há de matar!...







"Tenho mais pena dos que sonham o provável, o legítimo e o próximo, do que dos que devaneiam sobre o longínquo e o estranho. Os que sonham grandemente, ou são doidos e acreditam no que sonham e são felizes, ou são devaneadores simples, para quem o devaneio é uma música da alma, que os embala sem lhes dizer nada. Mas o que sonha o possível tem a possibilidade real da verdadeira desilusão. Não me pode pesar muito o ter deixado de ser imperador romano, mas pode doer-me o nunca ter sequer falado à costureira que, cerca da nove horas, volta sempre a esquina da direita. O sonho que nos promete o impossível já nisso nos priva dele, mas o sonho que nos promete o possível intromete-se com a própria vida e delega nela a sua solução. Um vive exclusivo e independente; o outro submisso das contingências do que acontece."

Fernando Pessoa - Livro do Desassossego

Um comentário:

Anônimo disse...

Você sabe o quanto eu gosto de Pessoa, adorei, e vou deixar uma singela lembrança para vc.

Ensaiando com "eSSes"

Enquanto o tempo passa,
Eu penso.
Ou eu penso enquanto
Passa o tempo;
Passado, passado...

E para o tempo passar,
Eu penso pensar.
Ou pensando o tempo passa?
Sei lá!

O tempo passa e eu pensando,
Muito bem pensado!
Mas pensando bem,
E o tempo que passa?
Passa, passa, sem parar...
Ou de passar?
Sabe-se lá.

Passando tempo
Em passar pensando,
Sem parar,
Pensar em tempo passando,
Pensar, pensar, pensar...

Passa, passa tempo,
Passando pensamentos sem passar
Quanto tempo passando em pensamentos
Sonhar, sonhar, sonhar...!
Passa, passa!?
Ou nunca mais vai passar?

Passa, passa tempo
E me diz o que se passa
Com meus pensamentos
Que não paro de pensar,

Sonhar, sonhar, sonhar...

Abraços fraternos