Então

domingo, 9 de novembro de 2008

Art Nouveau



Art nouveau, em Portugal chamada de Arte Nova, foi um estilo estético essencialmente de design e arquitectura que também influenciou o mundo das artes plásticas.




Era relacionado com o movimento arts & crafts e que teve grande destaque durante a Belle époque, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX.




Relaciona-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Europa com a exploração de novos materiais (como o ferro e o vidro, principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética) e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida que teve grande influência nos cartazes. Devido à forte presença do estilo naquele período, este também recebeu o apelido de modern style (do inglês, estilo moderno).




O nome surgiu de uma loja parisiense (capital internacional do movimento), chamada justamente Art nouveau e que vendia mobiliário seguindo o estilo.
Caracteriza-se pelas formas orgânicas, escapismo para a Natureza, valorização do trabalho artesanal, entre outros. O movimento simbolista também influenciou o art nouveau.




Recebeu nomes diversos dependendo do país em que se encontrava: Flower art na Inglaterra, "Modern Style", "Liberty" ou stilo "Floreale" na Itália. Os alemães criam sua própria vertente de Art Nouveau chamada Jugendstil.








No Brasil, teve fundamental participação na divulgação e realização da art nouveau o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Um dos maiores nomes desse estilo, no Brasil, é o artista Eliseu Visconti, pioneiro do design no País.




Em Portugal foi comum, mais que a arquitetura, a decoração de fachadas e interiores com azulejos em estilo arte nova, como se comprova em muitos edifícios da virada dos séculos XIX e XX.


























3 comentários:

Anônimo disse...

Art Noveau, esse estilo tem um requinte de formas que ao pater o olho,logo se nota tratar-se da "arte nova". É muito bonito e apaixonante.

Unknown disse...

com toda a certeza, dentre todos os estilos artísticos, pelas suas curvas e detalhes tão delicados e ao mesmo tempo tão firmes, a Art Nouveau é o estilo mais atraente aos olhos dos atuais românticos... no dia em que um homem me der uma rosa trabalhada em aço, sinuosa, delicada e eterna, me derreterei toda... essa é a sensação caudsada por este ramo artístico. Sua perfeição encanta...

rocky disse...

No Brasil o art-nouveau foi muito difundido.Alguns foram vítimas da da especulação imobiliária, porém, a maioria foi demolida por pressão dos "intelectuais" dos anos 60 que pretendiam varrer do país qualquer vestígio de cultura européia, em prol de uma "cultura brasileira". Foram substituídos por obsoletos caixotes de dez andares, copiados dos US e nada brasileiros.