Então

sábado, 1 de novembro de 2008

HADDOCK OU EGLEFIM



Peixe de grande importância na dieta alimentar, pertencente à família do bacalhau, mas bastante diferente dele: tem uma linha preta da cabeça à cauda, a boca menor que a do bacalhau e uma primeira barbatana mais longa nas costas. O haddock também é menor: pesa entre 1,5 e 8 kg e nada em grandes cardumes, alimentando-se no fundo do oceano.

O haddock é vendido fresco, congelado, defumado, salgado e seco.

Os principais pesqueiros do peixe nas Américas estão no oceano Atlântico, entre o cabo Hatteras e o estreito de Belle Isle, no Canadá. Os principais locais de pesca na Europa compreendem as águas frias entre a Islândia e a França. O haddock encontra-se em maior número no Mar do Norte, ao redor das Ilhas Britânicas. No verão, também aparece em grande quantidade ao largo da costa do estado de Massachusetts, nos EUA.




Carpaccio de haddock defumado




Fatias finas de peixe defumado com temperado com limão

Rendimento: 4 porções

Ingredientes
200g de haddock defumado
1 limão
Pimenta-do-reino a gosto
Torradinhas bem finas

Modo de Preparo


Lave o pedaço de haddock na água fria, enxugue com um papel absorvente, coloque sobre uma tábua e com uma faca bem afiada corte em fatias muito finas. As fatias podem ser cortadas de duas maneiras – ou com a lâmina da faca reta e neste caso ficarão mais estreitas ou com a faca na diagonal – levemente inclinadas e ficarão um pouco mais largas. Esprema um quarto de um limão sobre as fatias. Polvilhe com um pouco de pimenta, é mais para perfumar.

Coloque as fatias em um prato de cerâmica, e enfeite com um pouco de tomates cereja, pedacinhos de queijo minas e as torradinhas.


OLHA O TRUQUE

Salada de alface: quantas folhas por pessoa
Calcule três a quatro folhas de tamanho médio por pessoa em uma salada, mesmo que utilize outras folhas de verdura ou outros legumes e ingredientes.

Sementes de mostarda
Para retirar a umidade dos grãos de mostarda deixe-os por alguns minutos fora do fogo, em uma frigideira previamente aquecida. Sacuda a frigideira com as sementes algumas vezes apenas para amornarem.

Um comentário:

Edson Luiz Vieira disse...

Delicia de receita.
Adoro haddock. Parabéns.
Bjss