Então

terça-feira, 21 de abril de 2009

21 de Abril de ..



Pianista, cantora e compositora, Nina Simone, nasceu em 21 de fevereiro de 1933, em Tryon, North Carolina, Estados Unidos. Nascida Eunice Kathleen Waymon, foi uma grande pianista, cantora e compositora americana. O nome artístico foi adotado aos 20 anos, para que pudesse cantar Blues, a “música do diabo”, nos cabarés de Nova Iorque, Filadélfia e Atlantic City, escondida de seus pais, que eram pastores metodistas. “Nina” veio do Espanhol (Niña: menina), e “Simone” foi uma homenagem à grande atriz do cinema Francês Simone Signoret, sua preferida.

Nina Simone também se destacou e foi perseguida por ser negra e por abraçar publicamente todo tipo de combate ao racismo. Seu envolvimento era tal, que chegou inclusive a cantar no enterro do pacifista Martin Luther King. Casada com um policial nova-iorquino, Nina também sofreu com a violência do marido, que a espancava.

Em um breve contato com sua obra, aqueles que não conhecem percebem logo a diversidade de estilos pelos quais Nina Simone se aventurou, desde o gospel, passando pelo soul, blues, folk e jazz. Nos anos 50, Nina foi uma das primeiras artistas negras a ingressar na renomada Julliard School of Music, em Nova Iorque. Sua canção “Mississipi Goddamn” tornou-se um hino ativista da causa negra, e fala sobre o assassinato de quatro crianças negras numa igreja de Birmingham em 1963.
Em meados dessa década, começou a acompanhar artistas na noite de Atlantic City e se viu obrigada a cantar para continuar o sustento da família.
Mostrando versatilidade vocal que navegava entre o gospel, soul, blues, jazz e folk, Nina chamou a atenção de vários artistas como George Harrison, Bob Dylan e os irmãos Gershwin, entre outros.

Nina Simone faleceu, na França, no dia 21 de Abril de 2003.






Nina Simone "Feelings"
Foi durante o festival de Montreux em 76. Ela não se conforma com a pobreza da canção e a canta num tom irônico. No entanto,suas mãos interpretam maravilhosamente o açucarado hit.




Nina Simone canta "Four Women" al Festival Jazz di Antibes del 1965.




Love me or leave me Nina Simone




Nina Simone - "The Pusher"





Mais de Nina http://www.lastfm.com.br/music/Nina+Simone





21 de Abril de 753 a.C. fundação da cidade de Roma ( Itália ),é um ano do Século VIII a.C. por Rómulo (descendente do troiano Eneias e da deusa Vénus).

A contagem dos anos pelos romanos passou a ser feita a.U.c.* (isto é, ab Urbe condita, «desde a fundação da Cidade [de Roma]»).Roma festeja 2762 anos.

*urbe condita (normalmente abreviado AUC ou a.u.c.) é uma expressão latina que significa 'desde a fundação da cidade'. Refere-se principalmente na numeração dos anos desde a fundação de Roma.
Mais de Roma http://pt.wikipedia.org/wiki/Roma





21 de Abril de 1960 fundação de Brasília, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
Mais de Brasília http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%ADlia
Fotos de Brasília http://www.geocities.com/augusto_areal/tabphoto.htm





21 de Abril 1792 morre no Rio de Janeiro Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. Executado e esquartejado, com seu sangue se lavrou a certidão de que estava cumprida a sentença, tendo sido declarados infames a sua memória e os seus descendentes.
nasceu na Fazenda do Pombal, batizado em 12 de novembro de 1746, foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. No Brasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico e herói nacional.

Autos do depoimento de Tiradentes (1789 a1791) http://www.dhnet.org.br/direitos/anthistbr/brasilcolonia/tiradentes_1789.htm

Mais de Tiradentes http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei nina simone.
miró também,
e a dedicatória é emocionante.
bjs mil Denise

Então disse...

2011 Roma festeja 2.764 anos.(urbe condita)