Então

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Antoni Gaudí




Antoni Gaudí
Quem nunca ouviu falar de Gaudí? Ele é o símbolo de Barcelona, da Catalunha. Os monumentos desenhados por este arquiteto são na maioria muito famosos pelo seu modernismo e exuberância. Algumas obras ainda estão em construção, por causa da complexidade e pormenores, um desses casos é a muito famosa Catedral da Sagrada Família, em Barcelona.







Antoni Gaudi nasceu 25 de junho de 1852, em Reus, Catalunha e morreu 74 anos depois em 1926 na cidade de Barcelona. Começou por seguir o estilo Gótico, mas pouco a pouco desenvolveu o seu estilo, ridicularizado pela maioria dos artistas daquela época. O seu estilo, ligado ao Modernismo Catalão, variante da Art Noveau, conferia ao edifícios uma forma fantástica e estruturas muito complexas. A Art Noveau reconheces-se pela ausência de linhas rectas, que são pelo contrário, extremamente sinuosas e multiplicam-se sucessivamente fazendo desenhos que vocam elementos da Natureza como plantas e animais, como o caracol. Algumas obras chegam a ter um poder quase alucinatório. A maioria das suas obras eram consideradas aberrações e atentados urbanísticos e demasiado ousadas pelos habitantes de Barcelona.




A sua obra mais famosa é sem dúvida a Catedral da Sagrada Família, que ainda está em construção. Incomparável com qualquer outra catedral, é uma das mais desconcertantes obras de sempre. Este gigante edifício é como um gigantesco livro onde vem narrada a história de Jesus Cristo. O edifício deverá contar com três fachadas.



A oriental evocaria o nascimento de Jesus, por ser onde nasce o Sol. A fachada sul será onde se encontra a história da morte de Jesus na cruz por ser onde o Sol se encontra ao meio-dia, quando o Sol está no seu ponto mais alto. A ocidental seria consagrado à ressurreição de Jesus junto de Deus, Seu Pai. Cada fachada terá quatro torres com alturas compreendidas entre os 90 e os 110 metros. Ao total são doze torres que representam os doze discípulos. No centro irá estar outra torre com o dobro da altura da parte da catedral já construída. Terá 170 metros e representará Jesus. Ao seu redor estarão outras cinco torres, cada uma representando Maria, Mateus, Lucas, Marcos e João. A obra está em construção desde 1880 mas foi interrompida pela Guerra Civil Espanhola em 1936. Em 1952 prosseguem as obras e em 1985 é concluída a fachada oriental. A totalidade só acabará em 2025.

































2 comentários:

Anônimo disse...

Esse artista catalão é simplismente incrivel e muitíssimo arrojado para a sua época.
É um marco na história da arte espanhola.

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu blog, sempre colocando fotos lindas.
Maria Paula