Então

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MON inaugura espaço para artistas paranaenses


 O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura neste sábado, 30 de julho, às 11 h, a Sala Referência do Acervo e Ação Educativa. O espaço vai homenagear, a cada seis meses, um artista local que possua obras no acervo do museu. O primeiro homenageado é o escultor Erbo Stenzel. Esculturas, gravuras e desenhos dele estão em exposição até janeiro de 2012. Durante a cerimônia de abertura, familiares do artista estarão presentes.Foto:MON
O primeiro homenageado é o escultor Erbo Stenzel. Esculturas, gravuras e desenhos dele estão em exposição até janeiro de 2012. Durante a cerimônia de abertura, familiares do artista estarão presentes.Foto:MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) inaugura neste sábado (30), às 11 horas, a Sala Referência do Acervo e Ação Educativa. O espaço vai homenagear, a cada seis meses, um artista local que possua obras no acervo do museu. O primeiro homenageado é o escultor Erbo Stenzel. Esculturas, gravuras e desenhos dele ficam em exposição até janeiro de 2012. Familiares do artista estarão presentes na cerimônia de abertura da mostra.

“Embora a maioria dos curitibanos não conheça Erbo Stenzel, todos estão constantemente em contato com o artista por meio de suas obras espalhadas pelas praças de Curitiba na forma de bustos de personalidades locais”, aponta o historiador Ricardo Freire, do MON.

O mais importante projeto de Stenzel, observa Freire, é a estátua do Homem Nu, situada na Praça 19 de Dezembro, uma referência na cidade. Erbo Stenzel, um dos mais importantes escultores do Paraná, também se destacou como professor da Escola de Música e Belas Artes.

“A homenagem que o museu faz ao grande escultor é um reconhecimento justo a uma figura essencial na história da arte paranaense”, completa o historiador.
Sobrinho de Erbo, o engenheiro mecânico João Nestor Stenzel, de 69 anos, diz, em nome da família, que essa homenagem é uma prova de reconhecimento ao talento de seu tio. “Estamos satisfeitos com essa iniciativa, que valoriza o talento e a trajetória de Erbo”, afirma João Nestor. Além dele, que vive em Curitiba, outra sobrinha do artista, a bibliotecária Norma, de 73 anos, virá de Brasília para prestigiar o evento.

O ESCULTOR – O nome de Erbo Stenzel (1911-1980) é referência quando o assunto é escultura. Ele realizou bustos de personalidades como o do artista Alfredo Andersen (Praça Alfredo Andersen), o da curandeira popular do bairro Água Verde, Maria Polenta (na Praça Maria Polenta) e o do Dr. José Pereira dos Santos Andrade, (Praça Santos Andrade). A obra “Água pro Morro”, na Praça Borges de Macedo, também é de autoria do artista.

No entanto, a obra mais conhecida de Stenzel é o monumento do centenário da emancipação política do Paraná na Praça 19 de Dezembro, composto pelo obelisco, baixo-relevo e a estátua do “Homem Nu”, realizada com a parceria do escultor paulistano Humberto Cozzo.

ENXADRISTA – Stenzel também se destacou como jogador de xadrez. Venceu diversos campeonatos municipais e estaduais. Em 1959, conquistou o campeonato paranaense. Para homenageá-lo, foi inaugurado, em 1979, o Clube de Xadrez Erbo Stenzel, no Museu Guido Viaro. O clube foi reaberto, em 2010, na Galeria Júlio Moreira.

Agora, a Sala Referência do Acervo e Ação Educativa, mais novo espaço do MON, faz uma homenagem a ele. Associar educação, arte e Erbo Stenzel faz todo o sentido. Afinal, o artista e enxadrista curitibano, nascido no dia 17 de dezembro de 1911, norteou a sua trajetória pela busca do conhecimento.

No que diz respeito às artes visuais, iniciou o seu aprendizado com Lange de Morretes (1892-1954) e posteriormente recebeu orientação de João Turin (1879-1949).

Em 1939, Stenzel muda-se para o Rio de Janeiro e frequenta o curso de Escultura da Escola Nacional de Belas Artes. Ao retornar a Curitiba, em 1950, torna-se professor na Escola de Música e Belas Artes do Paraná.

O talento do artista foi por diversas vezes reconhecido com prêmios em salões. Erbo Stenzel faleceu no dia 23 de julho de 1980. A sua antiga casa foi reconstruída, em 1998, no Parque São Lourenço, com a finalidade de funcionar como um museu referente à sua vida e obra.

SERVIÇO:

Inauguração da Sala Referência do Acervo e Ação Educativa

Museu Oscar Niemeyer

Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

Dia 30 de julho (sábado) às 11 horas

Primeiro homenageado – Erbo Stenzel

Obras do artista curitibano em exposição na sala até janeiro de 2012

Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (meia).

Entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês

Mais informações: (41) 3350-4400

Nenhum comentário: