Então

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Você sabe quem são os Freegans?

O termo freegan é derivado das palavras "free" (livre, grátis, em inglês) e vegan. Vegans são pessoas que não consomem produtos de origem animal ou testados em animais, em um esforço de evitar a exploração animal.

Os freegans acham uma atrocidade milhares de pessoas passarem fome enquanto toneladas de alimento são desperdiçadas, acham absurdo as pessoas se matarem de trabalhar para pagar aluguel ou literalmente morrerem de frio nas ruas enquanto existem inúmeras casas e prédios ociosos simplesmente porque seus proprietários não vêm lucro em disponibilizar esses espaços para moradia.

Eles se baseiam nos seguintes princípios:

Retorno ao Natural: respeitar as mudanças das estações do ano no cultivo dos alimentos. Eles defendem a formação de lotes verdes e hortas comunitárias dentro das cidades, que forneçam vegetais frescos e uma visão menos "cinza" das cidades.

Transporte Ecológico: os freegans optam por não utilizar carros sempre que possível, ou optam por veículos movidos a algum tipo de energia alternativa, como à álcool, gas, óleo.

Moradia Livre de Aluguel (Squat): Os freegans acreditam que a moradia é um DIREITO e não um privilégio. Squats são os locais onde as pessoas reabilitam imóveis abandonados e mal cuidados. Eles acreditam que as verdadeiras necessidades humanas são muito mais importantes do que as noções abstratas de propriedade privada e que aqueles que defendem seus direitos legais onde a moradia é vitalmente necessária, não merecem possuir esses imóveis.

Recuperação do que é Desperdiçado: eles acreditam que o desperdicio é tão grande que as pessoas poderiam sobreviver unicamente do lixo. Eles coletam esse lixo ao invés de comprar produtos novos para não serem consumidores desperdiçadores, para desafiar politicamente a injustiça que é permitir que recursos vitais sejam desperdiçados enquanto milhares de pessoas são carentes das mais básicas necessidades.
Talvez a estrategia mais polêmica dos freegans seja a chamada "pilhagem urbana" ou "mergulho em lixeiras". Essa técnica consiste em buscar no lixo de varejistas, residências, escritórios, e outros locais, os bens utilizáveis. Apesar dos estereótipos impostos na nossa sociedade sobre o lixo, o que os freegans encontram são coisas utilizáveis e limpas, e em perfeitas ou quase que perfeitas condições de uso, um sintoma da cultura descartável que nos encoraja a constantemente trocar o que já possuímos por produtos novos, e onde os comerciantes dispõem um grande volume de produtos como parte de seu modelo econômico. Grupos como o Food Not Bombs (Comida, e não Bombas) recuperam alimentos que provavelmente iriam para o lixo e os utilizam para preparar refeições coletivas em locais públicos.

Diminuição do Desperdício: os freegans reciclam, compostam matéria orgânica no solo para produzir adubo, e sempre que possível consertam o que têm ao invés de jogarem fora e comprar algo novo. Tudo que é utilizável eles distribuem ou doam.

Trabalhando Menos / Desemprego Voluntário: Sanando as necessidades básicas como alimentação, moradia, vestuário e transporte, sem gastar um centavo sequer, os freegans são capazes de reduzir enormemente ou completamente eliminar a necessidade de constantemente estarem trabalhando.

Seriam os Freegans os Hippies Modernos?

http://www.freegan.info/?page=Portugues

fonte Arte & Reciclagem

Nenhum comentário: