Então

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Artista italiano usa corrimão de escadas rolantes para fazer animações



Fabiano Rampazzo


Para que serve uma escada rolante? A maioria das pessoas responderia algo como "para eu poder subir e descer de um andar ao outro, oras". Ok, correto. Mas um artista italiano, cujo nome ele prefere manter em sigilo, viu algo além nessas máquinas rolantes já tão adaptadas ao nosso dia-dia. "Tive esta idéia porque já vinha trabalhando com animação e, ultimamente, as manifestações artísticas mais interessantes que vi foram em espaços públicos. Daí a idéia de fazer esta intervenção, unindo as duas coisas", disse ele.

Conhecido como "Escalator Animation", o trabalho de K, como prefere ser identificado o artista, pode ser visto em shoppings e metrôs da Itália em plena luz do dia. Uma vez nas escadas rolantes, ele fixa adesivos em série, um ao lado do outro, perfilados em seqüência, criando assim uma curiosa animação conforme a escada se movimenta.

"Colo cinco adesivos de cada vez até montar a seqüência completa. Não é simples, mas tenho a ajuda de um grande amigo nisso". Ele explica ainda que nunca pára a escada rolante, ela está sempre em movimento, e que também nunca teve autorização oficial para fazer a animação - fatos tornam seu trabalho mais difícil e desafiador. "A polícia está atrás de mim faz tempo", confessou.

Inspiração
O artista italiano disse que sempre viu semelhança entre o corrimão de uma escada rolante e a fita de um filme. "Ambos são pretos e, com uma seqüência de imagens lado a lado, sempre pensei que um corrimão poderia facilmente se parecer com um filme", comentou. Além disso, K disse ainda já ter visto propagandas em corrimão de escadas rolantes, mas sempre com as mesmas imagens repetidas. "No meu vídeo as imagens mudam constantemente e isso faz toda a diferença".

Sobre seu anonimato, K disse que quanto menos informações passar com relação a seus dados pessoais, menos problemas terá com a polícia. O vídeo relacionado a est matéria foi gravado, segundo seu autor, no início da tarde em um passeio público de Milão - sem conhecimento das autoridades locais, claro. Não fica difícil imaginar, assim, que estes desenhos não estejam mais lá. "Por isso o registro em vídeo é tão importante", conclui o Mister M das escadas rolantes.


Especial para Terra

Nenhum comentário: